Mestrado em Engenharia do Petróleo

Desenvolvido em parceria com a Universidade de Heriot-Watt, este inovador curso de Mestrado avançado visa formar profissionais qualificados, especialistas na exploração & produção de Oil & Gas.

300_Mestrado_SobrePrograma_Over

Sobre o Programa

Fique a saber mais sobre este programa inovador

O Master of Science em Engenharia de Petróleos é um programa de formação superior desenvolvido em conjunto pelo Instituto do Petróleo e Gás – Associação para a Investigação e Formação Avançada (ISPG) e a Heriot-Watt University (HWU).

A Engenharia de Petróleos é um campo interdisciplinar que aplica os princípios da engenharia e os métodos quantitativos na exploração das reservas de petróleo e gás localizadas na subsuperfície.

Este curso de mestrado oferece aos seus graduados uma experiência de aprendizagem fortemente baseada no desenvolvimento de atividades de ciência e tecnologia aplicada que respondem às necessidades específicas da indústria de petróleo e gás.

O programa decorre nas instalações do campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em Portugal, sendo o inglês o idioma de ensino. O corpo docente é formado por professores da HWU, apoiados também por professores oriundos dos membros científicos e industriais do ISPG:

  • Universidade de Aveiro;
  • Universidade de Coimbra;
  • Instituto Superior Técnico;
  • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
  • Universidade do Minho;
  • Universidade Nova de Lisboa;
  • Universidade do Porto;
  • Galp Energia.

Aos graduados deste programa será conferido um grau académico em Master of Science em Engenharia de Petróleos da Heriot-Watt University.
Esta iniciativa encontra-se integrada na rede de cooperação científica de Approved Learning Partners (ALPs) do Institute of Petroleum Engineering da Heriot-Watt University, um dos centros de excelência mundial no domínio do ensino, formação e investigação da engenharia de petróleos, com fortes ligações aos líderes industriais do setor.

Este programa em parceria é acompanhado de forma rigorosa de forma a assegurar os elevados níveis de qualidade académica praticados nos campus da HWU.

Download do programa completo 2017

 

300_Mestrado_Admissao_Over

Admissão

Um curso abrangente, desenhado para um leque vasto de profissionais.

Os candidatos deverão possuir uma formação superior equivalente a uma licenciatura ou mestrado, segundo os critérios do Processo de Bolonha, numa área relevante da engenharia e da ciência, de uma universidade reconhecida, e inglês fluente.

O máximo de alunos admitidos em cada ano será 20. Com início em janeiro, o período de estudo é de 12 meses.

Na fase final do processo de selecção serão solicitadas 2 cópias dos seguintes documentos:

  1. Certificado de habilitações
  2. Não sendo o inglês a língua materna do candidato:
    – Declaração comprovativa que o seu plano de estudos de nível mais elevado foi lecionado em inglês, ou
    – Certificado de domínio do inglês (mínimo IELTS 6.5/Cambridge English Scale 170 ou equivalente)
  3. Cartão de Identificação/ Passaporte

Pode enviar estes documentos através do formulário “Inscrições Online“.

 

Requisitos de acesso

Regra geral, os candidatos ao curso deverão possuir uma licenciatura ou um mestrado, classificados com bom com distinção ou superior, em engenharia ou em áreas científicas relevantes, tais como geologia, física, química ou matemática.

Além das qualificações académicas, serão levadas em consideração a motivação, a experiência industrial e a personalidade do candidato.

É necessário também evidenciar a capacidade de domínio da língua inglesa.

 

Anúncio do Master of Science em Engenharia do Petróleo

 

certificacao

Graduação e certificação

Um curso certificado e que lhe garante as melhores qualificações.

A HWU define e realiza todos os exames e avalia a entrega do programa. Aos estudantes que finalizem, com aproveitamento, todos os módulos será atribuído um grau académico em Master of Science em Engenharia de Petróleos pela HWU.

300_Mestrado_Carreira_Over

Carreira

Conheça as portas que se podem abrir na sua carreira.

O Master of Science em Engenharia de Petróleos da HWU é reconhecido globalmente pelas empresas de petróleo e gás. Os graduados com este curso aumentarão as suas perspectivas de emprego e carreira na indústria global de petróleo e gás. O grau também é um bom ponto de partida para uma carreira na investigação e na academia.

300_Mestrado_ConteudosCurriculares_Over

Conteúdos Curriculares

Curriculo desenhado pelos maiores especialistas das principais universidades portuguesas.

O Master of Science em Engenharia de Petróleos da HWU consiste em oito módulos e em dois projetos:

MÓDULOS
  1. Geociência do Petróleo
    Concerne à origem, estrutura e geometria interna dos reservatórios e a criação, migração e aprisionamento dos hidrocarbonetos. Os modelos geológicos formam a base da estimativa das reservas e do planeamento do desenvolvimento.
  2. Avaliação de Formações
    Compreender o conceito de avaliação das formações e do well logging. Compreender os princípios físicos das ferramentas utilizadas no processo de logging. Caracterizar a formação baseada na interpretação dos well logs.
  3. Engenharia de Reservatórios
    Compreender a rocha e as propriedades dos fluidos de um reservatório de hidrocarbonetos. Descrever a natureza do fluxo do fluido e a pressão da distribuição num reservatório. Compreender os efeitos da produção/injecção na recuperação de reservas.
  4. Engenharia de Perfuração
    Envolve uma diversidade de disciplinas de engenharia no design e na construção segura de poços de exploração e desenvolvimento. Estes poços são necessários tanto para recolher informação, como para drenar reservatórios de petróleo e gás.
  5. Tecnologia de Produção
    Concerne sobre a produtividade dos poços de petróleo e gás. Inclui o design, instalação e operação de sistemas de superfície e de down-hole, para optimizar a recuperação controlada da qualidade do pipeline de petróleo e gás. Segurança e capacidade de resposta a situação com dinâmica de mudança são considerações importantes.
  6. Simulação de Reservatórios
    Desenvolver uma compreensão do papel da simulação na engenharia de reservatórios. Ganhar perspectivas sobre o valor da simulação. Providenciar as técnicas numéricas apropriadas para aumentar a recuperação de hidrocarbonetos.
  7. Well Testing Analysis
    Compreender a rocha e as propriedades dos fluidos de um reservatório de hidrocarbonetos. Descrever a natureza do fluxo do fluido e a pressão da distribuição num reservatório. Compreender os efeitos da produção/injecção na recuperação de reservas.
  8. Economia do Petróleo
    Compreender os conceitos económicos envolvidos na avaliação do projecto. Compreender o valor dos investimentos. Avaliar os riscos associados com as decisões económicas. Ranking dos projetos.
PROJETOS

Projeto de Desenvolvimento
Serão fornecidos com dados reais de um campo a grupos compostos até 10 estudantes, semelhantes ao que estariam disponíveis para um operador antes de uma decisão do seu desenvolvimento. A análise destes dados resultará numa avaliação do reservatório, a qual deverá ajudará a definir qual o sistema de produção mais adequado.

Através deste exercício, os estudantes ganharão conhecimento valioso sobre o uso de dados imperfeitos e incompletos, integrando os vários módulos ensinados no curso e aprenderão a lidar com problemas na interação de grupo. É também uma oportunidade para ensinar uma gama de competências «soft», como o trabalho em equipa, técnicas de apresentação e de negociação.

Projeto Individual
Os alunos terão de realizar uma investigação detalhada de um tema relacionado com as geociências ou engenharia do petróleo. Os projetos serão oferecidos pelo ISPG e pela indústria, e normalmente incluem uma grande variedade de pesquisas experimentais, modelação computacional e problemas de campos petrolíferos reais. A avaliação é baseada na realização da tese e da apresentação oral.

 

Programa Completo: 12 meses – Créditos e esforço

Módulos Nível de Créditos (*) Período de Estudo Notas
Geociência do Petróleo
Avaliação da Formações
Engenharia de Reservatórios
Well Testing
Simulação de Reservatórios
Tecnologia de Produção
Engenharia de Perfuração
Economia do Petróleo
11 por cada curso Cada curso requer 150 horas de esforço por aluno e 70 horas de contato com alunos 80% do total de créditos
Projeto de Desenvolvimento 11 300 horas de esforço por aluno
30 horas de contato com alunos
10% do total de créditos
Projeto Individual 11 300 horas de esforço por aluno
30 horas de contato com alunos
10% do total de créditos

*O nível de crédito e esforço são especificados pela HWU usando o Scottish Credit and Qualifications Framework

Calendario

Calendário

O período de candidatura ao Master of Science in Petroleum Engineering, 4.ª edição, ocorrerá entre 11 de Julho e 30 de Setembro de 2016. A semana de acolhimento dos alunos será entre 16 e 20 de Janeiro de 2017. As aulas do Master of Science terão início a 23 de Janeiro de 2017.

300_Mestrado_Bolsas_Over

Bolsas

Saiba como pode frequentar este curso com uma bolsa de estudos.

O ISPG tem associado um programa de bolsas para financiamento da totalidade ou parte do valor da matrícula do curso, a atribuir de acordo com critérios de elegibilidade como mérito académico ou profissional, ou a candidatos com necessidades financeiras. Candidatos que beneficiem das bolsas terão de contratualizar compromissos educativos e profissionais.

Share Button